Tabela de Evolução Histórica dos Computadores

Ano

Nome Definição
500 a.c. Ábaco É um instrumento muito simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Era utilizado por mercadores babilónicos para efectuarem cálculos aritméticos.
150 a.c. Mecanismo de antikitera Mecanismo semi-automático que conseguia prever eclipses, também servia para antecipar as datas das Olimpíadas antigas.
1614 Logaritmos e régua de cálculo Depois um matemático escocês criar a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos, Wiliam Oughtred criou a régua de cálculo com nas tabelas.
1642 Calculadoras de Pascal Blaise Pascal começou por construir uma máquina de calcular composta por rodas dentadas, onde o usuário digita os números nas rodas para efectuar os cálculos.
1672 Calculadora de Leibniz O alemão Leibniz aperfeiçoou a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.
1822 Máquina de Babbage O matemático Babbage elaborou um projecto de uma máquina analítica, embora não a tenha construído, serviu de base para outros pesquisadores desenvolverem os computadores modernos.
1848 Álgebra booleana O matemático George Boole desenvolveu a chamada álgebra booleana sendo esta a base teórica para o desenvolvimento posterior da informática.
1890 Computador mecânico de cartões Hermann Hollerith desenvolveu o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano. Mais tarde a empresa de Hollerith, em 1924, tornou-se a IBM (Internacional Business Machines).
1938 Teoria da informação Shannon, um matemático americano, publicou uma tese que ficou conhecida como a teoria da informação. Com esta o matemático, concluiu que a melhor maneira de processar dados é através do sistema binário de contagem.
1943 Mark I O Mark I foi considerado o primeiro computador moderno, trabalhando com cartões perfurados e relês eléctricos. Este é usado para fazer cálculos complexos, fazem-se num dia cálculos que anteriormente levavam 6 meses.
1945 ENIAC John Mauchly e J. Presper Eckert apresentaram um projecto de uma máquina com válvulas electrónicas. O ENIAC (Electronical Numerical Integrator and Computer) mede 5,5 metros de altura por 25 metros de comprimento e pesa 30 toneladas.
1947 Transístor A equipa da empresa Bell Labs desenvolveu o primeiro transístor. Este substituiu as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos internos e mais tarde dos processadores modernos.
1951 UNIVAC Os seguidores de Mark I, Mauchly e Eckert lançaram o primeiro computador comercial. O UNIVAC (universal Automatic Computer) era electrónico e armazenava dados em fitas magnéticas.
1952 Circuito integrado Foi proposto pelo inglês Dummer. O circuito integrado utiliza transístores que se situam em pequenas cápsulas de material semi-condutor. Estes circuitos electrónicos passaram a ser compactados em pequenos chips.
1957 FORTRAN O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
1964 IBM 360 A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lançou a família de computadores 360. Esta foi a terceira geração e tornou-se um marco da indústria; foi, também, um conceito de multi tarefa, competição de outros computadores e de compatibilidade.
1969 ARPANET Quatro universidades americanas interligaram os seus computadores em rede. A partir desta, chamada ARPANET, nasceu a Internet.
1971 Chip programável Ted Hoff desenvolveu o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abriu o caminho para os processadores actuais.
1975 Altair Edward Roberts lançou o primeiro computador popular, Altair. O kit custou cerca de 500 dólares.
1976 Basic Paul Allen e Bill Gates desenvolveram a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair.
1976 Apple Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criaram a empresa Apple, que nos anos seguintes popularizou os micro computadores.
1980 IBM PC A IBM lançou a versão de computador pessoal (PC), estabelecendo um padrão para estes. O chip utilizado é o 80.086 da Intel operacional usado era MS-DOS, desenvolvimento pela empresa Microsoft.
1985 Windows A Microsoft lançou um sistema operacional com interface gráfica que se tornou o software mais popular da História da Informática.
1989 WWW Tim Bernes Lee apresentou um padrão de comunicação que deixou a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsionou a popularização da Internet.
1993 Mosaic No laboratório europeu CERN, foi desenvolvido o software gráfico Mosaic, para navegação na Internet. O Mosaic serve de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer.
2000 AOL Time Warner O maior provedor de acesso do mundo, a AOL, assumiu o controle da maior empresa de comunicação, a TimeWarner. Foi a maior operação comercial da História. Esta fusão anunciou a integração da Internet com os grandes meios de comunicação, para criar o meio de comunicação do século XXI.
2004 AMD A AMD lança na frente os processadores de 64bits
2006 APPLE A APPLE começa a comercializar computadores com os processadores da INTEL.
2007 AMD e INTEL AMD e INTEL competem nos mesmos níveis de competição no mercado.
Esta entrada foi publicada em Os principais momentos da evolução histórica dos computadores. ligação permanente.

6 respostas a Tabela de Evolução Histórica dos Computadores

  1. Douglão do oitão diz:

    muito bom thank you

  2. Abdul Momade diz:

    E muit melhr kuand nox mantem informadx. Km n goxtaria d obter exax informaxao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s